quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

18-JAN-2012: Branco vulcânico.

No trajeto de El Bolson a Picum Leufu passamos por Bariloche e pela área de influência das cinzas do vulcão Puyehue. As montanhas e paisagens de Bariloche estavam esbranquiçadas ou simplesmente desapareceram (montanhas inteiras!) na névoa branca de cinzas.  Em Bariloche contei com a excelente ajuda do pessoal da agência da Mitsubishi para resolver um problema da suspensão da caixa de mudança que se desintegrou com a trepidação das estradas de rípio. As histórias que alí ouvi vieram do inferno. O gerente de vendas conta que numa tarde de junho, depois de deixar a oficina impecável foi para casa cuidar de suas rosas para prepará-las para o inverno. Às quatro horas da tarde sentiu areia caindo em suas orelhas. Começou a chover areia. Das quatro da tarde à uma da manhã choveu areia. Então choveu barro até as seis horas da manhã. Depois vieram as cinzas que cobriram tudo de branco. E o cheiro de enxofre infestou o ar. E nunca mais a cidade ficou limpa. Do telhado da oficina sairam três caminhões de areia. Conta-se que em La Angostura, uma simpática vila situada próxima da fronteira com o Chile, acumularam-se dois metros de cinzas. Agora com o céu branco dizem que a vida está voltando ao normal... Ao norde de Bariloche as cinzas brancas e fofas acumulam-se nas margens da estrada e preenchem todas as concavidades do terreno. Montanhas que eram escuras agora são brancas. Tudo sofre, mas aos poucos as cinzas vão sendo espalhadas. Em breve a vida voltará ao nomal e o branco vulcânico irá embora. 
Quanto a nós, seguimos viagem denxando, emfim, a Ruta 40 para trás, para cruzar a estepe patagônica no rumo nordeste até um excelente hotel em Picum Leufu. A Hosteria Tu Mensaje é muito bem cuidada pelas hermositas filhas de Nestor. Recomendo. Muito melhor do que Neuquén.




< Vista de Bariloche em 2007 e...

... o mesmo lago em 2012. Os Andes sumiram atrás da nuvem de cinzas! >
^2007                            2012>   

^2007                           2012>
  Paisagem ao norte Bariloche em 2007 e as mesmas montanhas vistas em 2012. Tudo ficou pálido e com pontos de acúmulo de cinzas brancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário